Península Itapagipana: uma nova fronteira imobiliária?

Imago Urbis · Economia urbana

Península Itapagipana:
uma nova fronteira imobiliária?

Entre o VLT e a revisão do PDDU, o que pode reposicionar Itapagipe na economia urbana de Salvador?

Por Marcos Rodrigues  ·  Ensaio prospectivo  ·  Outubro de 2026

Ilustração da baía vista de Humaitá, com uma guarita do forte à esquerda e duas pessoas sentadas diante do mar.
Patrimônio, paisagem e permanência na borda da baía. Ilustração Imago Urbis.

Durante décadas, a expansão imobiliária de Salvador encontrou na orla atlântica e no eixo da Avenida Paralela seus territórios mais evidentes. Novas centralidades, grandes condomínios e sucessivas transformações da legislação urbanística ajudaram a consolidar essa geografia. Bairros tradicionais continuaram recebendo investimentos, enquanto outras partes da cidade permaneceram à margem dos principais ciclos de incorporação.

Esse mapa pode estar começando a ganhar novos contornos. Na borda da Baía de Todos-os-Santos, empreendimentos pontuais, recuperação de edifícios e investimentos em transporte sugerem possibilidades de reinvestimento na cidade existente. A questão que se apresenta é até onde esse movimento poderá chegar. A Península Itapagipana estaria se tornando uma nova fronteira imobiliária?

A expressão contém um aparente paradoxo. Itapagipe é um território antigo, habitado, com atividades econômicas, patrimônio e identidades consolidadas. A novidade estaria em sua posição nas estratégias de investimento: uma parte da cidade que pode passar a ser observada sob outras expectativas de uso, aproveitamento construtivo e valor.

Há sinais concretos dessa mudança de atenção. A Associação Comercial da Bahia criou uma Câmara de Urbanismo e vem articulando discussões sobre a reocupação do Centro Antigo. Em encontro realizado em julho de 2026, a entidade relacionou a revisão do PDDU à atração de empreendimentos, à aproximação entre moradia e atividade produtiva e às oportunidades associadas ao VLT e à ponte Salvador–Itaparica.[1]

Em setembro, um encontro do Conecta PDDU dedicado à Península de Itapagipe incluiu expressamente a possibilidade de verticalização entre os temas discutidos. Mobilidade, regularização fundiária, turismo religioso, atividade industrial compatível com o uso urbano e fortalecimento do polo de saúde também integraram a pauta. Ainda não se trata de uma proposta pública detalhada de transformação da península, mas o registro mostra que a discussão já ultrapassou o campo das impressões.[2]

Por que esse interesse poderia ganhar força agora?

Parte da resposta está na procura por imóveis capazes de viabilizar novos empreendimentos. A disponibilidade de terra urbana não se mede apenas pela existência de terrenos vazios. Importam a localização, as dimensões, o preço, a situação jurídica, a infraestrutura e o que a legislação permite construir. Uma cidade pode conservar muitos vazios e, ao mesmo tempo, apresentar dificuldades para oferecer terrenos adequados a determinados produtos imobiliários.

Nesse contexto, antigos imóveis industriais, galpões, ruínas e lotes subutilizados podem adquirir outra importância. Onde houver condições de transformação, a diferença entre o rendimento do uso atual e o valor esperado de um novo empreendimento pode estimular investimentos. Mudanças de acessibilidade e de parâmetros urbanísticos interferem diretamente nessa equação.

A península acrescenta um atributo especialmente relevante: sua relação com a baía. A paisagem, as frentes d’água, a memória dos bairros e a presença de espaços públicos reconhecidos podem sustentar produtos imobiliários com características próprias. Boa Viagem, Humaitá e Ribeira oferecem referências de lugar que dificilmente seriam reproduzidas em um novo loteamento.

Esses atributos, porém, não dispensam viabilidade. Vista para o mar não resolve problemas de documentação, drenagem, acesso ou custo de construção. Tampouco assegura, por si só, compradores em quantidade suficiente para sustentar uma sequência de lançamentos. O potencial precisa ser convertido em projetos capazes de encontrar demanda e funcionar no território.

O VLT pode contribuir para essa conversão. O projeto estadual inclui a ligação entre Ilha de São João, Calçada e Comércio, reforçando a conexão da Cidade Baixa com o sistema de transporte em implantação.[3] Mas seus efeitos não serão uniformes. A proximidade real das paradas, a integração com outros modos e as condições dos percursos a pé determinarão quanto cada área poderá se beneficiar.

A Calçada tende a ocupar uma posição importante nessa discussão. Para o interior e as demais bordas da península, será necessário avaliar como o ganho de acessibilidade chegará às ruas e aos destinos cotidianos. Uma infraestrutura de transporte amplia oportunidades; a qualidade das conexões locais ajuda a decidir quais delas se realizam.

A ponte Salvador–Itaparica acrescenta expectativas de reorganização metropolitana. Ainda assim, seria precipitado fazer dela a condição indispensável para o interesse imobiliário na região. O reaproveitamento de terrenos, a paisagem e a melhoria do transporte já justificam examinar Itapagipe como possibilidade de investimento. A ponte poderá alterar essa equação, mas seus efeitos dependerão também da configuração dos acessos e da relação com os bairros.

Outro aspecto merece atenção: a transformação não precisa avançar de maneira contínua, como uma onda que parte da Avenida Sete, passa pela Contorno, ocupa o Comércio e finalmente alcança a península. O investimento pode ocorrer por pontos, onde terreno, demanda, regras e financiamento se encontrem em condições favoráveis.

Comércio e Itapagipe também apresentam desafios distintos. No primeiro, parte importante das oportunidades envolve adaptar edifícios, resolver situações fundiárias e recuperar condições para a vida residencial. Em determinados trechos da península, terrenos maiores podem permitir construção nova e implantação por etapas. São operações com custos, riscos e prazos diferentes. Nada impede que algumas avancem enquanto outras permaneçam em negociação.

É nesse cenário que a revisão do PDDU ganha relevância. Alterar parâmetros construtivos pode tornar empreendimentos possíveis, mas também elevar o preço pedido pelos terrenos antes que qualquer obra comece. A expectativa de valorização pode estimular negócios ou dificultá-los, quando proprietários passam a incorporar antecipadamente um potencial ainda incerto.

Por isso, liberar mais área construída não garante investimento, e investimento não garante, automaticamente, desenvolvimento urbano. Entre essas etapas estão a capacidade de execução, a absorção pelo mercado e os efeitos sobre o funcionamento da cidade.

A discussão sobre verticalização deveria partir dessa distinção. O baixo gabarito não significa necessariamente baixa densidade populacional, assim como edifícios altos não asseguram ruas mais vivas. Diferentes formas de ocupação podem produzir quantidades semelhantes de moradias, com resultados muito diferentes para a paisagem, a circulação e os espaços públicos.

Em Itapagipe, faz sentido examinar separadamente o entorno do transporte, os grandes terrenos passíveis de transformação e as áreas de maior sensibilidade histórica e paisagística. Um antigo complexo industrial, por exemplo, pode oferecer a oportunidade de abrir conexões, criar espaços públicos e combinar habitação com atividades econômicas. Se for convertido em um empreendimento fechado, poderá conservar a barreira urbana que existia antes, embora com outro uso e outra aparência.

Também seria um erro tratar a península como um território à espera de receber vida. Ela já possui moradores, comércio, serviços, produção, práticas culturais e redes de vizinhança. Esse conjunto integra seu valor urbano e econômico. Novos investimentos terão resultados mais duradouros se ampliarem suas possibilidades, oferecendo condições de permanência e participação a quem já está ali.

Para o próprio mercado, essa questão é estratégica. Um empreendimento pode vender a vista para a baía; a sustentação de seu valor depende também do bairro. Calçadas, drenagem, transporte, serviços cotidianos e qualidade dos espaços públicos influenciam a decisão de morar e permanecer. A qualidade urbana participa da viabilidade econômica de longo prazo.

A Península Itapagipana reúne condições para ganhar importância nas próximas discussões sobre o desenvolvimento de Salvador. A articulação empresarial, os investimentos em mobilidade e a revisão do PDDU tornam essa possibilidade mais concreta, embora sua escala e sua velocidade ainda estejam abertas.

O desafio será transformar interesse em investimento efetivo e investimento em melhoria urbana. Se esse processo avançar, seu êxito deverá ser reconhecido também nas ruas: mais possibilidades de morar e trabalhar, imóveis recuperados, atividades fortalecidas e melhores conexões com a cidade.

A nova fronteira imobiliária poderá surgir dentro de uma Salvador antiga. O que ainda está em disputa é a cidade que será construída a partir dela.

IMAGO URBIS

Comentários